sexta-feira, junho 20, 2008

Imagens de um Discurso Amoroso


Caspar David Friedrich, Mar de gelo, 1824.


"Uma pintura romântica mostra sob uma luz polar um amontoado de destroços gelados; nenhum homem, nenhum objeto habita esse espaço desolado; mas, por isso mesmo, por pouco que eu esteja dominado pela tristeza amorosa, esse vazio incita a que eu nele me projete; vejo-me como um boneco, sentado num daqueles blocos, irremediavelmente abandonado. 'Estou com frio, diz o amante, vamos embora," mas não há nenhum caminho, o barco está despedaçado. Há um frio peculiar do amante: frialdade própria dos filhotes (do homem, do animal) que têm necessidade do calor materno."
BARTHES, Roland. "As imagens," in Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 212-213.

Nenhum comentário: