terça-feira, março 16, 2010

Sonhos hieroglíficos, sonhos divinos

Para Tânia


William Blake, O sonho de Jacó, c. 1800-3.

“Os sonhos do homem são de duas classes. Uns cheios de vida cotidiana e suas preocupações, seus desejos, seus vícios, combinam-se de uma maneira mais ou menos estranha com os objetos percebidos durante o dia que indiscretamente se fixaram sobre a vasta tela da memória. Eis o sonho natural; é o próprio homem. Mas e a outra espécie de sonho? O sonho absurdo, imprevisto, sem relação nem conexão com o caráter, a vida e as paixões do adormecido? Este sonho que chamarei de hieroglífico, representa evidentemente o lado sobrenatural da vida, e é justamente por ser absurdo que os antigos julgavam-no divino”.

Charles Baudelaire. Paraísos artificiais. Porto Alegre: L&PM, 1998.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de compartilhar um sonho que tive e receber uma resposta ou uma observaçao ref ao sonho.
sonhei que entrava por uma porteira pequena e logo em seguida quase rente a porteita no lado direito uma casinha umilde minha filha e e minha mae entravao na casa e eu no mesmo tempo entrava mas so que pela janela de madeira depois eu e minha filha saiamos da casinha e desciamos pelo campo verde a grama era bem cortadinha e bem verdinha e apareciamos sentados nese verde e no meio tinha flores coloridas e nos sentado a volta e ao lado cercas brancas e um lago azul cristalino e brilhante e nos felizes.gostaria de uma opniao sobre esse sonho