terça-feira, abril 07, 2009
Renato Janine Ribeiro: o "Leigo Culto"
Grupo Corpo, 21, 1992.
Grupo Corpo, Nazareth, 1993.
Grupo Corpo, Bach, 1996.
Grupo Corpo, Parabelo, 1997.
Grupo Corpo, Benguelê, 1998.
Grupo Corpo, O corpo, 2000.
Grupo Corpo, Santagustin, 2002.
Grupo Corpo, Onqotô, 2005.
Grupo Corpo, Breu, 2007.
"A cultura [...] tem forte papel inspirador nas ciências humanas. Estas vivem de ser leigas. Profissionalizaram-se, o que quer dizer que se tornam precisas e rigorosas, mas continuam à escuta de seus vizinhos, com quem aprendem. Seria interessante esta discussão: quanto, das idéias mestras de nosso tempo, veio das artes, da literatura ou mesmo da escuta do colega de outro departamento, de outra profissão? No começo de As palavras e as coisas, a citação que Foucault faz de Borges e a análise que propõe de um quadro de Velázquez inspiraram o filósofo ou apenas vieram ilustrar conceitos já obtidos pela via árdua do raciocínio? São mero truque para tornar a exposição mais palatável, ou fizeram parte da pesquisa? Despertaram o olhar de Foucault para a novidade, ou pertencem à retórica com que ele nos quer seduzir? Eis a questão. Se, como penso, elas tiveram um papel propriamente produtivo, disso se seguirá que para nós a leitura possa ter parte essencial na escrita, ou a recepção na criação, ou a cultura na pesquisa."
RIBEIRO, Renato Janine. "Dificuldades de um leigo," in: BOGÉA, Inês (org). Oito ou nove ensaios sobre o Grupo Corpo. São Paulo: Cosac e Naify, 2000, pp. 68-80.
Para acessar o site do Grupo Corpo, clique no título deste post.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Alex, penso que essa "dificuldade do leigo" transpassa pelo o que é arte querendo formalizar a cultura, tem uma composição com a " transfiguração do lugar comum".
Mas, que o Grupo Corpo é bacana, não temos dúvidas.
Estou procurando informações sobre uma bailarina alemã, Gert Palluca, 1902 , conhece?
∆ß∞
Bom, pelo menos quanto ao Grupo Corpo estamos de acordo ; )
Sobre a bailarina, infelizmente não conheço.
Abs,
Al.
Postar um comentário