Mas cuidado, um olhar assim, de baixo para cima, é mais perigoso que um olhor gerade aus [em alemão, direto]. É como na esgrima; e que arma haverá tão afiada, tão aguda, tão brilhante no seu movimento e, graças a tudo isto, tão perigosa como um olhar? Marca-se uma quarta alta, como diz o esgrimista, apara-se em segunda; quanto mais prestes a chegar está o ataque, tanto melhor. Quem poderá descrever tal instante? O adversário quase sente o golpe, é tocado, sim, mas tocado num ponto muito diferente do que esperava."
KIERKEGAARD, Soren. "Diário de um sedutor". In: Kierkegaard. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 14.
Efeito prismático da sedução. Outro espaço da refração. Consiste não na simples aparência ou na pura ausência, mas no eclipse de uma presença. A única estratégia é estar lá/não estar lá, e assim garantir uma espécie de intermitência, de dispositivo hipnótico que cristaliza a atenção fora de qualquer efeito de sentido. A ausência seduz a presença.
In: BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Campinas: Papirus, 1991, p. 97.
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, A vida dos outros (Das Leben der Anderen) tem roteiro e direção assinados pelo alemão Florian Henckel von Donnersmarck. Fantastisch.