segunda-feira, dezembro 31, 2007

O Tarô de Aleister Crowley


Aleister Crowley, Arcano 0, O Bobo.


Aleister Crowley, Arcano 5, O Hierofante.


Aleister Crowley, Arcano 10, A Fortuna.


Aleister Crowley, Arcano 14, A Arte.


Aleister Crowley, Arcano 18, A Lua.

domingo, dezembro 30, 2007

Os Olhos do Gato


Jean Giraud Moëbius e Alejandro Jorodowsky, Os olhos do gato. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

sábado, dezembro 29, 2007

Touché!

Mas cuidado, um olhar assim, de baixo para cima, é mais perigoso que um olhor gerade aus [em alemão, direto]. É como na esgrima; e que arma haverá tão afiada, tão aguda, tão brilhante no seu movimento e, graças a tudo isto, tão perigosa como um olhar? Marca-se uma quarta alta, como diz o esgrimista, apara-se em segunda; quanto mais prestes a chegar está o ataque, tanto melhor. Quem poderá descrever tal instante? O adversário quase sente o golpe, é tocado, sim, mas tocado num ponto muito diferente do que esperava."

KIERKEGAARD, Soren. "Diário de um sedutor". In: Kierkegaard. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 14.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

A Efígie da Sedutora, por Jean Baudrillard

Efeito prismático da sedução. Outro espaço da refração. Consiste não na simples aparência ou na pura ausência, mas no eclipse de uma presença. A única estratégia é estar lá/não estar lá, e assim garantir uma espécie de intermitência, de dispositivo hipnótico que cristaliza a atenção fora de qualquer efeito de sentido. A ausência seduz a presença.

In: BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Campinas: Papirus, 1991, p. 97.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

sábado, dezembro 15, 2007

End Piece, by Yoko Ono

Each planet has its own orbit agenda.
Think of people close to you as planets.
Sometimes it´s nice to just watch them
orbit and shine.

YO, 1996

Jean-Paul Sartre


Henri Cartier-Bresson, Jean-Paul Sartre, Paris, 1945

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Spellbound


Salvador Dali, Estudo para a seqüência do sonho em Spellbound (Hitchcock), 1945.

A Pop, por Warhol


Andy Warhol, Mao-Tse Tung, 1972



Andy Warhol, Martelo e foice, 1976



Andy Warhol, Campbell´s Soup, 1962



Andy Warhol, Um garoto para Meg, 1962



Andy Warhol, Aquecedor de água, 1961



Andy Warhol, Corporate Trade Ad, 1965-1970

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Musa Adormecida


Constantin Brancusi, Musa adormecida, 1910.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Música


Giorgia O´Keefe, Music -- Pink and Blue II, 1919, óleo sobre tela, 88,9 x 74 cm, Museum of American Art, New York.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

A Vida dos Outros


Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, A vida dos outros (Das Leben der Anderen) tem roteiro e direção assinados pelo alemão Florian Henckel von Donnersmarck. Fantastisch.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

O Don Juan de Paul Klee


Paul Klee, O Don Giovanni bávaro, 1919

domingo, dezembro 02, 2007

Room Piece IV

Count all the words in the book
instead of reading them.
Count all the objects in the room
without classifying them.

Unclog your mind.
Unclog your room.

Arrange your room
in the way you wish
your mind would be.

Yoko Ono, 1996

quinta-feira, novembro 29, 2007

O entre-lugar do tropicalismo


Hélio Oiticica com Bólides e Parangolés em seu estúdio no Rio de Janeiro, c.1965

"Diante das polarizações quanto ao entendimento das posições estético-políticas nas diversas áreas de vanguarda, a atuação de Oiticica não é nem excludente nem de simples composição de diferenças. Localiza-se num entre-lugar, que seria a marca do tropicalismo, em que as polarizações não se diluem, mas se entre-explicitam, liberando os signos de uma nova e inédita atividade crítico-criativa. A partir dela, a eficácia das ações não está na superação das oposições e ambigüidades dos processos em curso; está acima de tudo no estabelecimento de um campo de tensões e relações que se entre-exprimem, criticam, sugerindo nas produções o aparecimento de outras imagens da atuação cultural."

FAVARETTO, Celso. “Tropicália: a explosão do óbvio.” In: BASUALDO, Carlos (org). Tropicália: uma revolução na cultura brasileira [1967-1972]. São Paulo: Cosacnaify, 2007. p. 86.

sexta-feira, novembro 23, 2007

As Tiras de Möebius








Möebius é o pseudônimo do desenhista francês Jean Giraud, autor do Ciclo Le Monde d'Edena, da qual faz parte o álbum Sur l'étoile.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Paisagens


Efrain Almeida, Cabrita, 2007.


Efrain Almeida, Coelhas conversando, 2007.


Efrain Almeida, Mãos com cabeça, 2007.

Die Puppe, Hans Bellmer


Hans Bellmer, A boneca, 1934.

sexta-feira, novembro 16, 2007

A Comédia e a Tragédia


Giorgio de Chirico, A comédia e a tragédia, 1926.

quarta-feira, novembro 14, 2007

Fetichismo de Garrafa

"A correspondência gnóstica de garrafa, de Adorno, não precisa estar perdida. Podemos dizer da geração, atualmente em torno de quarenta anos, que ela encontrou a correspondência da teoria crítica, abrindo-a de forma dramática. Hoje, talvez, a correspondência esteja em mãos que não praticam fetichismo de garrrafa; em todo caso não podíamos inferir a correspondência da garrafa.

Uma anedota Zen:

O funcionário Riko pediu certa vez ao mestre Nansen para lhe explicar o problema do ganso na garrafa. 'Se colocarmos um gansinho numa garrafa alimentando-o até crescer, como tirá-lo então sem matá-lo e sem quebrar a garrafa?' Nansen batia as mãos com força e gritava: 'Riko' -- 'Estou aqui, mestre', respondeu Riko assustado. 'Está vendo', disse Nasen, 'o ganso está fora.'"

SLOTERDIJK, Peter. "A saturação filosófica da estética e o moralismo hermenêutico." In: Mobilização copernicana e desarmamento ptolomaico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992, p. 47.